Neste artigo irei falar sobre perdas de mercadorias do estoque para o piso de loja. Sabemos que as perdas ocorrem em qualquer lugar ou setor.

Perdas devem ser encaradas como fator chave para o sucesso

Muitas vezes estamos tão acostumados com as Perdas que nem enxergamos como problema e sim como uma parte do processo.

Portanto nossas perdas não podem ser encaradas desta forma. Porque o que mais acontece são situações onde os promotores ou mesmo repositores ao transportar a mercadoria para a loja estouram embalagem por conta do mau acondicionamento no carrinho de carga. Já é uma questão comum, olhar ai mais uma vez o comum.

Perdas zero é impossível, no entanto não podemos agir com negligencia

Perdas de Mercadorias do Estoque para o Piso de LojaTemos o papel de prevenir perdas antes de qualquer coisa, numa empresa média com 12 repositores onde cada um durante sua jornada de trabalho chegam a expedir oito carrinhos para abastecer a loja. Teríamos uma média de 96 carrinhos por dia e por mês 2880 carrinhos.

Esta é uma atividade repetitiva, por este motivo deve ter uma atenção da unidade de tratamento de mercadorias. Normalmente ela é responsável pela verificação de tudo que não está em condições padrão. É justamente este setor que vai lhe dá um mapeamento do problema com isso você deve definir outros níveis de acompanhamento. Tipo começar a acompanhar qual a seção que mais tem quebras, qual horário e também qual repositor.

Quanto maior as movimentações de produtos, maiores serão as perdas

Portanto neste segundo passo você já pode encontrar algumas respostas. Como o setor que tem mais quebras é o de mercearia seca. Neste momento o gestor da loja vai relatar claro o meu setor tem um giro maior, vende mais entre outras desculpas verdadeiras (verdade é uma afirmação).

Portanto você como gestor de lucratividade deve informar ao gestor da loja que o setor dele realmente é o que mais vende. No entanto é o setor que tem a menor margem e também o maior volume de trocas.

A importância da gestão de conflitos para a área de prevenção de perdas

Temos uma situação normal em nosso dia a dia, um conflito, devemos fazer com que o gestor da unidade entenda que o fato de vender mais não pode fazer com que se acostume com as suas perdas.

Devemos separar produção de produtividade, como eu já falei aqui em outros artigos. O fato de se ter rapidez no abastecimento não garante eficiência, às vezes o custo é tão alto das perdas e trocas do setor que é melhor contratar outro profissional para dividir as atividades daquela seção.

A quebra alta vai diminuir ainda mais a margem desta seção. O que nós varejistas temos que entender é que podemos e devemos ser analíticos. Sabemos que o varejo é dinâmico, nos preocupamos a cada minuto com as vendas, claro que sim prevenção de perdas também deve se preocupar com vendas visto que são as vendas que pagam nossos salários, fornecedores, acionistas e todas as despesas para que a empresa continue funcionando. Mas não adianta tapar o sol com a peneira.

Os cuidados no transporte das mercadorias para o piso de loja

As mercadorias devem ser levadas para o piso de vendas com todo o cuidado que temos na entrada. Você lembra que na sua doca você tem um conferente que o mesmo verifica todos os seus produtos com uma nota cega. As informações são confrontadas no sistema em caso de divergência o fiscal ou encarregado de prevenção de perdas entra para verificar a carga recebida e com isso eliminar ocorrência de erros neste processo. Sem falar nos produtos de alto risco que são auditadas 100% pela prevenção de perdas.

Depois de todo este cuidado na doca, entra os cuidados com o armazenamento, seja ele seco ou frio. É validade, acondicionamento, estruturas e muitas outras situações. Logo após estes dois processos tão bem definidos não podemos esquecer do percurso da mercadoria do estoque para o piso de loja. Porque é outro ralo de perda e pior ainda nos contentamos, pois achamos normal, não podemos aceitar.

Processos para reduzir as perdas na empresa é fundamental

Defina procedimentos, claro que sempre pensando no dia a dia da loja, não crie processos muito burocráticos. Porque eles podem causar tantos problemas para a base de operações como também com a gestão.

É só definir acompanhamento por parte da prevenção de perdas, mensurar melhor a quebra e atacar onde esta o ralo.

Um forte abraço a todos!

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